sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PSICOLOGISMO

Walkiria Assunção

R: A busca pela compreensão dos resultados obtidos na escola, vem trazendo insatisfação a respeito dos resultados obtidos na sociedade escolar.
A reflexão aqui desenvolvida vai levar a analisar e refletir a educação.Educar é tornar o homem consciente dos seus deveres e direito.
Ao analisarmos isso já começa a dar vestígio de insatisfação a respeito dos resultados alcançados.
Temos que rever a instituição escolar e buscar explicação em planos diferentes, esgotando todas as alternativas e não medir esforços para alcançarmos os resultados que satisfaçam.
A educação escolar tem se baseado nas teorias modernas que sinalizam, algumas vezes, mudanças que buscam dar uma linguagem moderna e vão revolucionando o ensino.
O predomínio do psicologismo trás uma nova visão no sentido de olharmos de forma renovada, trazendo novos conceitos que vão alterar o discurso oficial da instituição escolar.
O psicologismo vai receber várias formas, dependendo da teoria e da metodologia proposta, que o ensino deve ser centrado na criança.
No campo metodológico é apontado que devemos sempre trabalhar pelo interesse da criança, enquanto no psicológico devemos conhecer essa criança e como funciona sua mente, seus afetos, como suas estruturas longnitivas se desenvolvem e do que elas são capazes.
Há uma necessidade escolar de descentralização dos saberes e da sua interpretação, a escola não deve deixar de ter objetivo e saber.
O psicologismo designa um determinado termo em seu uso psicológico e designa um determinado momento no desenvolvimento psico-biológico de qualquer ser humano, pertença ela ou não a uma sociedade que usa instituição como escola para sua educação, já a psicologia designa uma realidade muito mais específica.
O termo aluno pressupõe a existência de uma determinada relação institucional, sem a qual ele não existe e nem faz sentido. Essa relação se estabelece em um contexto que é específico de uma instituição social, que é a escola. Essa instituição é empregada pelos conteúdos e o próprio saber escolar, ou seja, as práticas concretas dos professores, diretores e demais agentes institucionais.
Ensinar é o processo que unem indivíduos num diálogo constante, propiciando recursos temporais, materiais e informacionais para que se desenvolva a auto-aprendizagem e a aprendizagem com os outros ou a partir de outros.

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