sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ANEMIA


Walkiria Assunção

As anemias são condições que provocam redução na hemoglobina global circulante, prejudicando o transporte de gases pelo sangue. Seu mecanismo causal é muito variado; As hemácias formam um sistema circulante mantido em valores convenientes por meio de produção continua, efetuando a reposição das hemácias que envelhecem e são destruídas.
Qualquer fator que reduza a eficiência da eritropoise ira induzir uma queda progressiva das hemácias e conseqüentemente anemia. Pode não ocorrer diminuição do número delas, mas formação deficiente de hemoglobina, de modo que cada eritrócito possui menos proteínas e transporta menor quantidade de gases. É o caso de falta de ferro e desnutrição com dieta hipopratérica. A deficiência de vitamina B12, ácido fólico, ou falta de um fator gástrico necessário a incorporação da vitamina ingerida – o fator intrínseco – impede a maturação apropriada da hemácia, originando macrócitos. Essas anemias são chamadas de macrocíticas ou megaloblásticas, havendo número inferior de hemácias circulantes, que , apesar de maiores, são menos eficientes no transporte dos gases.
Mesmo sem alterações na produção, pode haver anemia por destruição excessiva das células formadas, como nas hemorragias agudas ou crônicas. Também pode acontecer por destruição intravascular de eritrócitos, nas anemias hemolíticas. Essa hemólise pode resultar de um desencadeamento imunológico, que leva o organismo a se auto-agredir destruindo as hemácias mais rapidamente; também pode ser devida ao aumento da fragilidade da hemácia, que passa a ter vida média inferior a 120 dias. Esse caso é observado em indivíduos possuidores de formas anormais de hemoglobina, que ocasionam mudanças de forma da hemácia ( anemia falciforme, esferocitose, etc ).

MÉTODO FUNDAMENTAL DE TRATAMENTO DAS ANEMIAS

O método fundamental de tratamento das anemias, especialmente aquelas ocasionadas por hemorragias agudas, é a transfusão, que consiste na introdução de volumes variáveis de sangue de uma pessoa no sistema circulatório de outra. O uso de transfusões só se tornou possível depois dos trabalhgos iniciados por Landsteiner, no início do século XX. Após uma série de experimentos, ele observou que, misturando o sangue de duas pessoas, havia agentinação e decobriu um sistema sanguíneo que denominou de ABC.

SULFATO FERROSO

A única utilização importante do ferro na medicina moderna reside no tratamento das anemias pela carência de ferro . A administração de ferro aos paciente com valores sanguíneos normais serve apenas para aumentar a ¨ a reserva de ferro¨ do organismo, e não para elevar as quantidades de hemácias ou de hemoglobina acima de seus limites fisiológicos normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário