sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O ESPÍRITO DE CONTRADIÇÃO


E tão comum, que poucas famílias não tenham, em casa, um parente qualquer com esse vicio de imaginação.
O espírito de contradição é um elemento peculiar a certos caracteres, ou melhor, um traço do caráter, o qual é capaz de se combinar a outros tipos diversos da personalidade.

É costume apresentarem, na primeira linha desses tipos, o orgulho( o indivíduo tem-se em alta conta). Em segundo lugar, cita-se a desconfiança, a qual por sua vez, complica-se com um certo grau de inconciabilidade e misantropia. Por outro lado, a pobteza intelectual faria, também, parte do quadro mental, bem como a timidez e ainda a escrupulosidade.

O espírito de contradição não seria senão um dos fatores compenentes do caráter de um determinado indivíduo, que se combina com outros elementos, para formar um conjunto de atitudes harmônicas ou desarmõnicas,

Nos casos nitidamente patológicos, nem nos indivíduos de temperamento contraditório, propriamente dito, que também se caracterizam pela contradição. Aqui não existe o elemento contraditório em relação a outrem.Tais pessoas são absolutamente contraditórias apenas em relação a elas mesmas. Hoje pensam de uma forma, daqui a pouco de outra. Esquecem-se facilmente do que negaram ontem para o afirmamento hoje.

Ao contrário , a contradição por vício da imaginação, certas pessoas podem encontrar a fonte do prazer na faculdade de contradizer os outros.
Não importa a elas o motivo ou a razão que as leva a discussão. O que elas querem é apenas contradizer. Existe, entre certas pessoas o gosto tal pela contradição, que se torna impossível qualquer especie de conversa. Uns são agressivos, procuram a discussão exaltada onde apenas havia uma palestra educada e ordeira.

A indivíduos que sistematizam a contradição que ficam procuram achar pontos fracos nos assuntos tratadosw e difundidos pela conversa para contradizer o outro.
Tanto isto é certo, que há indivíduo que se comprazem em contradizer tudo, enquanto outros existem que só se limitam a contradizer determinadas pessoas. Neste último caso não se trata, em absoluto, de um vício mas de um descio de caráter.

O espirito de contradição por desvio de caráter, propriamente dito, mostra-se, em regra, muito superficiais, extremamente dissociados, ou afeitos à anarquia. São portanto, mais dificeis de cura. Ao contrário, os que adquiriram o espirito de contradição por um simples vicio de imaginação.

O espirito de contradição é um vício dos piores e mais agressivos à personalidade, principalmente aqueles que se presumem educados e vivem em sociedade.

Um comentário: