sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO

Walkiria Assunção

Quando vou buscar o conhecimento, primeiro observo , e busco instrumentos para realizar essa experiência, como o homem não age diretamente sobre as coisas me vejo enquadrada nessa filosofia.
Olho para dentro de mim e vejo que a minha possibilidade do conhecimento primeiro passa pelas coisas ao meu redor e depois busco a experiências de outro para me fundamentar melhor.
O meu primeiro conhecimento já com o raciocínio formado, foi através da minha mãe, que a partir dos meus sete anos, não me ensinou nem a ler e nem escrever, mas sim lavar louças e arrumar casa.
No meu segundo momento fui para a escola, onde aprendi ler e escrever, através desse novo conhecimento e que foi possível eu ter novas experiências.
Através do conhecimento famílias também cresci, aprendi lavar e cozinhar.
A minha realidade baseava-se pelo lado do conhecimento empírico, e por outro o lado filosófico onde minha mãe me passava o que ela julgava ser o certo.
O conhecimento teológico também fez parte do meu conhecimento, recebi por meio dele a fé, que me revelou um DEUS supremo e verdadeiro.

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO

Como todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão, olho para trás , vejo as ilusões que tive, e errei por conseqüências dessas falsas ilusão.
Os inúmeros erros de concepção e de idéias, projetam , em minha vida emoções, uma ora alegre e outra ora triste, e com isso me expondo, permitindo o imaginário do real, o subjetivo do sujeito.
A fantasia e a imaginação sempre esteve presente em minha vida fazendo uma conexão com o mundo exterior, unido-se ao meu mundo interior, me tornando independente.
Graças a Deus, a racionalidade fez parte de tudo isso e me manteve protegida, contra os erros e ilusões, onde minha racionalidade construtiva elaborava as coisas coerentes, levando ao meu lógico, e organizava minhas idéias.

FAZER FILOSOFIA

Procuro fazer minha própria filosofia, busco a minha linguagem, dando vazão ao meu desejo de conhecer.
Busco determinar minhas ocupações, muitas vezes não consigo cumpri-las, mas no meu dia-a-dia, procuro buscar a razão das coisas.
Gosto de escrever, busco as coisas que passam ao meu redor, que me afirma quanto sujeito, tento as vezes interpreta as coisas que me acontecem, creio que nesse momento fujo da realidade, e transformando esse conhecimento.
Diz o texto que o mundo e o lugar em que o homem se sente em casa, de senhor de si mesmo e das coisas que o rodeiam, dias de angustia do novo , e do desconhecido. E desse mesmo modo que me sinto quando vou ao encontro de algo que não conheço e nunca vi.

TEORIA DO CONHECIMENTO INVESTIGANDO O SABER

O conhecimento verdadeiro, vem para mim como uma reflexão, me dando a possibilidade de passar pelo processo de transformação. Não tenho costume de negar as minhas possibilidades de conhecer a verdade, vivo buscando o dogmatismo, acredito no conhecimento, sou realista e critica.
O empirismo me trás a experiência dos sentidos, mas não deixando de me levar, no conhecimento de outros que conquistaram um conhecimento maior, gosto de me aprofundar naquilo que creio, que vai mudar meu modo de agir, me fazendo refletir, olhando o objeto com minha percepção sensorial, levando até a minha mente essas novas informações, aumentando mais uma vêz o meu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário