sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Walkiria Assunção

Ao longo dos anos a educação vem sofrendo uma transformação.
A 25 anos atrás quando grandes estudiosos se reuniam para pesquisar, viram como um todo a “ PEDAGOGIA”, e nela a necessidade de buscar o conhecimento desse trabalho que os levou a um estudo profundo da “PEDAGOGIA – EDUCATIVA”.
Que veio acontecer em vários momentos da história, por esse caminho a pedagogia também prestava um papel importante na área social, formando cidadãos socializados dentro de um contexto histórico da educação.
Com o rompimento FILOSOFIA – PEDAGOGIA os pesquisadores passaram a buscar o conhecimento não só dentro do seu “idealismo” como também da sua “ciência”, levando os estudiosos a encontrar um método mais técnico de ver e aplicar a educação, formando educadores aptos que acompanham a evolução dos tempos e participam na formação de cidadãos capazes de buscar o seu desenvolvimento no decorrer do processo educativo e torna-lo capaz de construir o seu próprio conhecimento.
Muitos pesquisadores já passaram, outros estão presentes nos dias de hoje e no futuro ainda surgira quem se interesse por uma “EDUCAÇÃO NOTA 10”.
Contudo, ainda falta muito para se alcançar uma educação mais próxima da nossa realidade, pois a pedagogia através de sua transformação desenvolveu uma relação democrática entre o “PROFESSOR E ALUNO”.
Mas, só um grande compromisso com a Educação por parte das autoridades e de todos os interessados essa guerra será vencida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário