sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A LEITURA E A ESCRITA COM PRÁTICA DISCURSIVAS E SOCIAIS


A LEITURA E A ESCRITA COM PRÁTICA DISCURSIVAS E SOCIAIS
QUAL A RELAÇÃO ENTRE A AUTONOMIA PESSOAL, RELAÇÃO DE PODER.

Walkiria Assunção

A criança vem aprender a ler e a escrever na escola para aprimorar o seu conhecimento para uma nova leitura que a fará conhecer o mundo.
E através dessa leitura de mundo que ela poder interagir melhor no seu meio.
O ensino da língua não considera só o usuário, mas reconhece o ser eleitor que tem curiosidade do mundo que o cerca, e passa a buscar no seu cotidiano respostas através de experiências sensíveis e nas conversas cotidianas.
Cada parte dessa investigação levara o ser-leitor a começar novas especulações para alcançar conhecimento para que possa concluir sua leitura de mundo.
Q professor em suas atividades deve dar ao o aluno oportunidade para que ele descubra a língua escrita como forma de comunicação, de interlocução através de textos produzidos por eles. Preparando-o para se tornar um crítico, criador, recriador do seu saber de mundo partindo de uma reflexão de acontecimentos social e cultural do outro, dentro de texto reais procurando buscar a compreensão do lido.
No passado a crianças era conduzida a aprender a ler e a escrever por imitação e associação. Reproduzindo através do conhecimento do professor, que tinha seu conhecimento reproduzido no livro didático, lhe ensinando letras, silabas, palavras e frases . Mas não lhe ensino para ser leitor que busca seu conhecimento de mundo, dentro de uma leitura libertadora. Que o leva a gritar pelos seus direitos, impondo-se dentro de uma sociedade marginalizada e corrupta que só conhece a linguagem do poder.
A língua escrita e falada tem que ser bem aplicada pelo professor que tem a missão de educar seus alunos para que ele possa ver por outros olhos a linguagem que o mundo trás para ele.Podendo assim assumir uma postura, reclamando quando for necessária não se deixando seduzir pela publicidade que instiga a se tornar consumista não só de produtos, mas de falsa informações que fecham os olhos para as coisas importantes que estão acontecendo. Para quando abrir os olhos do entendimento ver que mais uma vez foi ludibriado pelo poder.
Por isso e importante que desde da pré escola o professor reconheça os conhecimentos que o aluno trás com ele para dentro da sala de aula e a partir disso ajuda-lo cada vez mais a desenvolver o seu conhecimento por meio das suas experiências vividas, crescendo acompanhando de perto o que ocorre ao seu redor e no mundo que o cerca.
A compreensão do que se ler e fundamental para o desenvolvimento de quem ler. Se ele não conseguir desenvolver essa compreensão não deixara de ser um analfabeto da leitura de mundo. Com isso não deixara de ser manipulado e dominado por um mundo capitalista que só quer aumentar o se poder financeiro explorando cada vez mais a classe trabalhadora que não alcançou o conhecimento da leitura do mundo para conquistar a sua liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário