sexta-feira, 12 de agosto de 2011

LIDERANÇA DEMOCRATICA

Walkiria Assunção

Uma Nação, um Estado, um município, dentro de cada um desses setor, sem liderança não funciona.
A Liderança esta presente até dentro da família, da escola, da igreja e outros seguimentos.
E através dela que se mobilizam as massas populares independente de raça e crenças.
Um bom líder faz a sua história , mesmo usando a liderança para chegar ao poder, eles movimentam camadas sociais que dentro dos seus anseios e necessidades em algumas dão margens a dominação, onde o individuo obedece, obedece na certeza que está fazendo o certo “ A cegueira Social”.Certos lideres deitam e rolam, alteram o cotidiano do individuo interagindo no seu grupo social desestruturando todo seu pensamento levando-o a favorecer esses mercenários do poder.
A Igreja e o Estado ainda predominam essa liderança manipuladora da classe menos favorecida.
O Papel do líder e muito importante para qualquer área ou setor, principalmente daquele que esta a frente da educação.
A evolução dos tempos corre desfreadamente como louco; o ritmo da vida constantemente se acelera, as invenções, os métodos de transporte os meios de comunicação desenvolvem-se com uma rapidez sempre crescente.
As mudanças são tão rápidas, o mundo progride, mas a simples mudança não quer dizer progresso.
O progresso consiste em evolução no sentido de objetivos socialmente desejáveis. Esses objetivos são trazido em grande parte por intermédio dos lideres.
O líder é um individuo que possui alguma qualidade, conhecimento, habilidade, ele pode consisti no comando ou dominação, ou a liderança democrática.
No momento a luta pela liderança democrática dentro da comunidade escolar, visa o trabalho participativo onde se trabalha em conjunto em beneficio de um fim comum.
A liderança democrática estimula o individuo a buscar no coletivo a cooperação do outro em favor de uma finalidade que venha de acordo com o melhor para todos. Esse processo de cooperação do grupo tem a orientação do líder que não se utiliza dos outros para alcançar seus próprios objetivos, mas age com seu grupo criando meios de promover a causa comum, cada um se torna mais forte com a presença do outro, ignorando nacionalidade, cor e sexo.
Muito se fala na Educação Predatória ainda nos dias de hoje, que não leva sua comunidade escolar a se desenvolver intelectualmente, mantendo-os cegos também, oferecendo-lhes assistencialismo barato.
Esse tipo de Liderança corrupta, é uma doença onde chega a desestimular o individuo a ver novos horizontes. Por isso a Educação Transformadora passa a ocupar um papel importante em todo os grupos sociais, e preciso destruir essa estratégia horrorosa da educação conformista e reforçar a instituição escolar dando-lhe autonomia para elas passem a ser uma escola democrática, centro das decisões, com salários competitivo para atrair melhores professores.
A implantação da liderança democrática é muito importante para os autores do movimento que buscam a transformação da educação que se ensina em certas escolas ou até mesmo nas que pregam a teoria e na prática nada.

A política educacional no contexto escolar, que tem que gerar mudanças participativas no processo de tomadas de decisões; mudar não significa apenas melhorar o que já existe mas transformar a forma de pensar e abrir espaço para a escola do futuro.
É preciso que a liderança escolar leve para dentro da sua comunidade a família da sua clientela, para discutir as questões fundamentais relacionadas a uma escola que promoverá a qualidade do ensino.
Não e fácil romper a mesmice da educação dos séculos passados, não e fácil vencer os dominantes sozinha a escola precisa trabalhar bem todas as partes que envolvem sua gestão para chegar a sua autonomia, rompendo com o velho “ tradicional”.
A democratização exigirá o aperfeiçoamento das teorias administrativa, visando o trabalho coletivo elaborando projetos a partir de dados reais com a participação dos indivíduos envolvidos no processo educacional.
Temos que reconhecer que na escola há necessidade de haver liderança preparada para liderar, essa lideranças para estar a frente precisa ser esclarecida e ter consciência da sua responsabilidade com a importância da escola na vida do individuo.
A escola vem sendo vista nos dias de hoje como auxiliar na construção de identidade do individuo, algumas instituições nesses últimos tempos começam a considerar o problema suavemente e buscar mais eficácia nas necessidades de sua comunidade procurando modestamente com clareza estimular sua clientela com eficácia no seu desenvolvimento cognitivo.
Tem escolas que se preocupam em trazer nos dias de hoje sua comunidade para o “novo”. O estudo da realidade local, fugindo do passado onde seus educando viviam enclausurados dentro da sala de aula, num ensino de pura dominação e manipulação apartados da vida real.
Esse isolamento e responsável em grande parte pela falta de relação com a mudança no modo de liderar a escola.
Esta ocorrendo um esforço de certas escolas em fazer a diferença, começando desde o líder o (diretor) até a equipe de apoio, a necessidade de considerar os problemas da atualidade de maneira mais exata buscando a mudança.
O diretor faz o papel faz o papel de mediador entre a escola e a comunidade, ele envolve todos no movimento de transição levando-os a conhecer a escola do futuro que sem sonhamos, e preciso que a escola tenha um diretor educador, pois e difícil a mesma pessoa assumir a liderança e ao mesmo tempo articular a participação dos envolvidos nos projetos pedagógicos da escola de forma que todos dêem a sua participação.
• (aqui vou citar a Pedagogia do Oprimido)
Paulo Freire com a pedagogia do oprimido deixou sua participação para essa mudança.
A mudança na administração escolar, no planejamento, na metodologia, no seu currículo e nos conteúdos , vem trazendo atividades que o individuo possa interagir aos acontecimento da sua vivencia local, colocando-o a campo de pesquisa sobre sua realidade, sendo esse o primeiro passo para sua mudança.
Toda essa prática e importante e útil para o individuo, não resta duvida que essa relação mais próxima entre a escola e a realidade da vida social dele vem agindo da melhor maneira possível diante das circunstância com que se defrontam, afim de preparar o individuo para a vida.
Ninguém pode se tornar cidadão esclarecido sem o conhecimento das questões da vida de que partilha.

O Estado e certas instituições tem que compreender e aceitar a transformação da educação, não da mais para esperar tem que haver mudanças a escola precisa ser ativa , a a necessidade de participar na formação do caráter do individuo que
Aprende na rua com professores da violência como interagir no meio com uma arma na mão, esse professor tem que ser banido da sociedade mas para isso e preciso que aja coerência e entendimento entre os responsáveis da educação para que o individuo deixe de aprender com professores destruidores do desenvolvimento intelectual do individuo tirando-o da rua oferecendo-lhe escola com professores transformadores que os ajudarão a interagir no meio enterrando certas aprendizagem que vem interferir em nossas vidas.
A vida escolar se transforma em muitos aspectos, no sentido de proporcionar um meio melhor para o desenvolvimento desses traços de caráter úteis a sociedade.
A escola tem que ter um planejamento educacional eficaz, bem planejado, continuo e coordenado. Nenhuma educação qualquer que seja o seu tipo será eficiente a menos que ofereça oportunidade para a experiência real do individuo. Essas experiências vão levar o individuo a vencer as etapas do seu desenvolvimento aumentando o seu conhecimento cognitivo dando-lhe capacidade de olhar de outro modo as coisas que o cerca oferecendo-lhe a oportunidade para obter a cooperação de um grupo, que o ajudará a vencer entre a vida escolar e a vida do seu cotidiano .
Muitas escolas estão verdadeiramente fazendo sua parte na aprendizagem do individuo nesse novo caminhar.
O diretor da escola o (líder) de todo corpo docente e o primeiro a vestir a camisa da mudança.

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