sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CONCEITO DE ÉMILE DURKHEIM E KARL MAX

Walkiria Assunção

No conceito de Durkheim na vida em sociedade existem leis que organizam a vida em conjunto. O individuo isolado não cria leis nem pode modifica-las. São as gerações de homens que vão criando e reformulando coletivamente as leis.Essas leis são transmitidas para as gerações seguintes na forma de códigos, decretos, constituições, etc. Como indivíduos isolados, temos de aceita-las, sob pena de sofrermos castigos por violá-las.
O individuo aprende a seguir normas e regras de ação que lhe são exteriores _ ou seja, que não foram criadas por ele _ e são coercitivas _ limitam sua ação e prescreve punições para quem não obedecer aos limites sociais.
Nesses conceitos de instituições de Durkheim o individuo não tem para onde correr individualmente, mas a partir do momento que ele aprender a unir a suas necessidades com outros que tenham os mesmo problemas o grupo vai conseguir ser ouvidos pelos que criam as leis e muitas vezes modifica-las. Enquanto não aprender a lutar para mudar certas leis que os deixam escravizados perante as que já existem, continuarão a ser punidos por não cumprimento delas, enquanto os que fazem abusam do seu poder concedendo-lhe mais e mais privilégios, passando por cima das próprias leis, que eles mesmos criaram, sem ser punidos enquanto a maioria pagam com a punição eles vivem no luxo.
Essas leis foram feitas para os mais fracos da sociedade o povo trabalhador, e sofrido com o descaso de muitos que através do poder se favorece dele e ficam cada vês mais rico e poderoso e a sociedade trabalhadora com cada vez menos. Essa constituição tinha que ser cumprida em todos os sentidos, deste a classe trabalhadora, até a classe alta, Só assim teremos uma instituição para todos com a lei sendo obedecida e cumprida em todos os seguimentos sociais.
Durkheim alega que e através da educação escolar e que se vê o que e um fato social, e que o individuo tem que educar seus membros para que aprendam a obedecer às regras que lhes são impostas, para serem cada vez mais dependente dessa classe dominadora e não para lhes ensinar a defender os seus direitos.
Karl Max era um pensador que não via a relação individuo e sociedade separadamente, ele achava que se cada um fizesse a sua parte já se tinham as regras, os homens precisavam buscar na natureza o meio da sua sobrevivência, moradia, trabalho e comida, sem isso ele não acreditava que eles sobreviveriam, que esse fator era a base para o estudo da sociedade. Mas o que Max queria mesmo era estudar a sociedade do seu tempo _ a sociedade capitalista.

Segundo ele nessa sociedade havia dois grupos, de um lado os capitalistas, pessoas ricas que possuíam o meio de produção (o emprego) e os que ficaram conhecidos como proletariados (o trabalhador), os pobres que nada tinham a oferecer alem do serviço braçal, por meio dele eles trabalhavam e recebiam o salário que lhes impunham, enquanto os grandes senhores capitalistas ficavam com os lucros.
Tanto Émile Durkheim, e Karl Max, buscavam conhecer a sociedade da sua época, mas a visão voltada sempre para o capitalismo, os grandes senhores sendo favorecidos primeiro por leis feitas por eles e depois por uma instituição onde eles também eram o poder criando leis para garantir a sua permanência no poder, se escondendo atrás dela, mantendo cada vez mais a desigualdade social, a distribuição de renda continuou a mesma o trabalhador ficando com a menor parte e eles com a maior.
Nesse estudo da sociedade tanto de um como do outro nos dias de hoje depois de tantos séculos, ainda permanecemos nessa mesma mesmice, leis ultrapassadas que continuam favorecendo o capitalismo, o trabalhador cada vez mais sacrificados e desvalorizados, sendo substituído pela maquinas nas industria aumentando a produção e o lucro do capitalista, que continua rindo das leis que lhes dão amparo para continuarem no poder sem punição e engordando cada vez mais suas contas bancarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário