sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HERÁCLITO E PARAMÊNIDE

Walkiria Assunção
Heráclito via as coisas em movimento e transformação, o SER ter opinião contraria não conseguindo chegar em lugar nenhum, pois esta sempre tendo uma nova contradição. O SER para ele e o próprio pensar do individuo que pode ser o que bem entender dentro do seu pensar ( seu mundo abstrato que o outro Sujeito não pode ver e nem sentir ).
Ele achava que tudo derivava do DEVIR ( a verdade do VIR-A-SER), acreditava numa lei da natureza interior de cada uma pessoa que podia tornar realidade o seu pensar, atualmente os pensamentos de Heráclito são vistos por duas partes: SENTIDO e RAZÃO, dentro de um pensamento lógico, que vai leva-lo a governar seu próprio pensar com melhor clareza possível.
Enquanto Parmênides achava que não dava para permanecer nas contradições de Heráclito, pregava que precisava haver uma mudança, caminhando para o lado REAL, buscando o verdadeiro SER ( o pensar idêntico a si mesmo). Não acreditava no NÃO-SER, via somente o caminho que o SER e o PENSAR eram a mesma coisa através do pensamento lógico, não acreditava que se podia conhecer aquilo que não podia ser visto e nem tocado pelo individuo. ( o real de todas as coisas verdadeiras que esta presente e possa ser vista tocada e estudada.
O PENSAR para Parmênides era O NADA, que não existia se não houvesse conclusão o que foi pensado, tornando-se real.
Parmênides defendeu seu pensamento, não aceitava os pensamentos de Heráclito, mas para não aceitá-lo ele teve que pensar, assim pode analisar e chegar aos seus próprios pensamentos. O que ocorre e que ele ao dizer que o ser e imóvel e invariável, contradiz os conceitos da natureza, deixando os sem sentido, porque na natureza as coisas brotam, nascem e crescem, se transformam e se movimenta.
As historia da filosofia apresentam Heráclito numa posição oposta a de Parmênides, mas ao ler e reler cheguei a conclusão:
Tanto Heráclito quanto Parmênides através dos seus pensar, chegaram a mesma definição, O SER e o PENSAR sendo um só dentro de suas visões revolucionarias, pois o individuo não consegue ir a lugar nenhum sem antes pensar na maneira que vai fazer para alcançar aquilo que deseja , pois o próprio real necessita desse pensar para a sua própria existência, só que e preciso saber analisar bem os pensamentos para que ele não venha contra por diante do certo, enganando a si mesmo pelas fantasias criadas pelo seu pensar, levando-o a viver no mundo da imaginação, alimentando-se somente daquilo que ele acredita esta correto sem analisar se no pensar de outro individuo não vai de encontro com o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário