sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A EDUCAÇÃO DO HOMEM ANTIGO

Walkiria Assunção

Da comunidade primitiva os governantes eram eleitos, pequenos e grandes proprietários de terras, e os conhecimentos eram adquiridos na pratica. A sociedade era baseada no trabalho escravo e na divisão de classe.
No inicio da Republica os pequenos proprietários de terra trabalhavam em conjunto com seus servidores, a convivência mantinha uma relação familiar entre eles.
A educação era transmitida na vivencia do dia adia onde o jovem recebia as instruções agrícolas, de seu pai. Quando iam para a guerra obtinham novos conhecimentos de combate e no senado o conhecimento referente à política como instrução.
Um fato também chamava atenção os jovens recebiam instrução de escravos denominados por seu pai e que lhes ensinavam as primeiras letras, pois era só o que sabiam. Não interessava mais do que isso, o que importava era o falar a ação, pois naquele momento as coisas eram resolvidas no discurso.
Com as guerras Roma passa a obter grande numero de escravo e os grandes proprietários detentores de mais recursos financeiros, enquanto os pequenos vão se sucumbindo ao poder dessa massa dominadora.
Os escravos passaram a sofrer maus tratos, eram submetidos a trabalhos puxados, começaram a ficar ociosos sua produção se tornou baixa, no primeiro momento seus amos tentando reverter à situação passam a dar-lhes uma pequena remuneração aos que se empenhavam mais e o direito de comprar sua liberdade, mas no fundo não era o que os grandes senhores queriam, a intenção desses proprietários era ludibria-los, enquanto pensavam que seriam libertos com a quitação da divida a produção aumentava.
Muitos não conseguiram suas liberdades e os que conseguiram partiam levando consigo o conhecimento que tinha aprendido na casa de seu amo.
Antigos proprietários que não conseguiram manter suas terras vão se dedicar ao comercio e as industrias livres e aprendem com esses escravos coisas que para eles eram desprazível.

A partir do século IV surge uma nova classe, a dos Aristocratas do dinheiro que começam a achar insuficiente a educação até então dada aos nobres.
Surgi assim a classe dos professores os ludimagister , para a educação primaria, eles eram homens livres que precisam trabalhar para viver eram escravos antigo, um velho soldado ou um proprietário falido, que alugavam um pequeno lugar e ali abria sua loja de instrução.
As instalações eram precárias por serem virada para a rua absolvia todo tipo de barulho e de interferência, visto que essas lojas ficavam no centro comercial e muitas em tendas de mercadorias.
Os gramáticos para o ensino médio, iam de casa em casa levar a instrução enciclopédia para a política, para os negócios e para as disputas nos tribunais. Esses gramáticos eram críticos capazes de certo modo, formar a opinião publica.
Os reitores vieram para enriquece a cultura, especializa-la, da um ensinamento mais teoria e pratica, que só os ricos desfrutavam desse ensino.
O salário pelo ensino passou a ser discutido, para os romanos, como para os gregos o salário era uma forma de servidão e quem servia era a classe inferior, por isso não tinham reconhecimento.
Uma vez que não se podia mais formar oradores como nos tempos da republica, os oradores ensinaram seus alunos tudo quanto poderia ser essencial para a burocracia do império. Contudo ainda usavam do discurso para entusiasmar o publico, que ouvia e quanto mais aprovação o orador tinha mais valorizava o seu professor.
Houve uma grande concorrência entre os professores que disputavam alunos e faziam de tudo para atrai-los, com exageros de propagandas até mesmo subornando os empregados.
O Estado começou a estimular a educação primaria, que tinha deixado nas mãos do particular e passou a se preocupar com a preparação do professor.
As instituições privadas em Roma passaram a ser acompanhadas por um funcionário para vigiar o ensino dos jovens.
A nomeação dos professores estava responsabilidade da Cidade o governante preocupado com quem ia ocupar esses cargos chamou oficialmente a responsabilidade para o Estado. Com isso ele estabeleceu o Monopólio Estatal, proibindo qualquer forma de ensino fora da estatal.
Tudo isso ocorria pelo fato das classes dominantes terem a necessidade de preparar funcionários para o estado, a classe pobre mais uma vez fica fora dos cargos, o Estado só se preocupava em formar a elite para assumir esses cargos.
Por outro lado o governante controlava o ensino da classe inferior não dando para eles o mesmo ensino que os filhos da classe dominante possuíam.
Mudanças surgiram na área do ensino, métodos e conteúdos foram introduzidos, mas o desrespeito pelo professor e pelos alunos da classe pobre ultrapassou séculos e séculos e prevalecem até o dia de hoje.


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